BlogReflexão do dia

Discipulado por Cristo

Pensar e falar sobre discipulado é sempre uma necessidade, tendo em vista os desafios da vida cristã. Considerar a ordem do nosso Salvador é sempre reconsiderar o desafio que temos diante de nossas rotinas atarefadas e problemas diários. Por causa desse contexto, julgamos que lembrar o que significa ser discípulo pode ser o caminho para um novo tempo de intimidade com Deus e desenvolvimento da nossa salvação.

Ao falar sobre discipulado, podemos ter duas ideias que se unem, mas são diferentes: o discipulado de Cristo conosco e o discipulado de nós para com os outros. Ser discípulo é seguir a Jesus. De maneira simples e direta, o discipulado de Jesus conosco diz respeito a ter um relacionamento com ele e obedecer ao que ele nos ordena por meio de sua Palavra. Significa ser imitador dele. Isso fica muito claro em duas falas de Jesus: Primeiro, em Lucas 6.40, quando ele diz: “o discípulo não está acima do seu mestre, mas todo aquele que for bem preparado será como seu mestre” e em João 8.31: “se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos”. A vida cristã é vivida debaixo dessa verdade, e o cristão deve se aplicar a ela todos os dias.

Discipulado também está relacionado à atitude que o discípulo de Jesus tem. Logo, discipular está ligado a fazer com que outros sejam parecidos com Jesus e obedeçam aos seus mandamentos. A ordem de Jesus é muito clara quanto a isso em Mateus 28.18-20 “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” O discipulado acontece quando um cristão procura ensinar a outra pessoa como ser discípulo de Cristo. O foco de todo discipulado é apontar para o nosso Salvador, e não para nós mesmos.

Jesus nos dá o modelo de discipulado e mostra que este é um caminho que exige dedicação, apoio, paciência e tempo, mas que gera frutos, é gratificante e traz salvação a outras pessoas. Quantas pessoas sabem que somos discípulos de Jesus? Quantos nós temos ensinado a ser como ele? A igreja de Jesus tem uma missão: fazer discípulos de todas a nação. Abrace com alegria essa verdade, faça hoje um discípulo de Jesus, chame alguém (da igreja ou não) para caminhar com você no conhecimento do seu Salvador! Mostre seu amor pelo Mestre ao tornar-se como Ele.

Weber Sergio

Cristão, casado com Débora, seminarista estudando no Seminário Presbiteriano do Sul. Um servo de Jesus que deseja aproximar a igreja de seu Deus para a expansão do Reino do Céus.

Artigos relacionados

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria seus comentários sobre isso, por favor, comentex
()
x