BlogReflexão do dia

O planeta emoção

Olá, tudo bem com você? Eu espero que sim! Antes de começar, gostaria de te recomendar um livro, se chama “O Homem mais Inteligente da História” de Augusto Cury, e aliás o título deste devocional foi tirado deste livro, mas podem ficar tranquilos que não terá spoiler.
Bom, quem nunca teve aquele dia que estava de pavio curto? Ou que estava cansado (a) do trabalho, escola ou faculdade, e perdeu a paciência descontando nas pessoas que mais ama, e depois até mesmo se desculpou e disse “falei sem pensar”.
Ora somos seres humanos, temos nossas falhas e dias que podem nos parecer estressantes, mas como deveríamos ter agido? Como um cristão deve reagir diante de situações como estas? Afinal uma palavra amarga pode magoar aqueles quem sempre nos apoiaram. Vejamos alguns versículos:

“mas ninguém consegue domar a língua. Ela é incontrolável e perversa, cheia de veneno mortífero. Às vezes louva nosso Senhor e Pai e, às vezes, amaldiçoa aqueles que Deus criou à sua imagem. E, assim, bênção e maldição saem da mesma boca. Meus irmãos, isso não está certo! Acaso de uma mesma fonte pode jorrar água doce e amarga”?
Tiago 3:8‭-‬11

“Sejam sempre humildes e amáveis, tolerando pacientemente uns aos outros em amor”. Efésios 4:2

“E “não pequem ao permitir que a ira os controle”. Acalmem a ira antes que o sol se ponha, pois ela cria oportunidades para o diabo”. Efésios 4:26‭-‬27

Acontece que muitas vezes cuidamos de tudo ao nosso redor, casa, roupa, trabalho, escola dos filhos, contas pagas, carro, moto, tudo arrumado da melhor forma possível, mas tudo isso se restringe somente para a aparência, somente o que está por fora, mas como as coisas estão dentro de nós? Como anda nosso coração e pensamentos? Como andam minhas emoções? Estou tomando conta delas ou elas estão me dominando?

Uma analogia muito simples e comum é a seguinte, há duas vertentes em relação a introdução da tecnologia para as crianças, alguns pais permitem que seus filhos usem celulares, tablets, vídeo games e estejam conectados a internet desde cedo, outros são extremamente contra, que acham perigoso e que a criança deixa de aproveitar a infância como deveria: brincando.

Independente qual seja sua visão disto, mas algo incontestável é que sejam introduzidos estes aparelhos como uma forma de ser mais fácil para lidar com a criança, dando a ela algo para se distrair ao invés de brincar com ela, assim como dar um brinquedo que é o último lançamento e que todos os amiguinhos possuem. O ponto em que quero chegar é que, a falta de domínio de sua emoções (tristeza, medo, raiva) gera todo um colapso, na família, convivência no trabalho, faculdade, escola e entre os amigos.

Para encerrar deixo esta passagem em Gálatas 5:22-23 que fala do Fruto do Espírito

Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas!

Obrigada por ficar até aqui! Deus te abençoe.

Artigos relacionados

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria seus comentários sobre isso, por favor, comentex